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Novo Terminal Intermodal de Jundiaí auxilia o acesso ao Porto de Santos

Desde dezembro último, as regiões de Jundiaí e Campinas, SP, contam com uma solução eficiente e competitiva para exportações, importações e logística doméstica via ferrovia até o Porto de Santos. Operado pela Contrail Logística (Fone: 11 4533.0464) – resultado de uma parceria estratégica entre a EDLP (Estação da Luz Participações) e a MRS Logística –, em uma área de 75 mil metros quadrados, o Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) foi construído junto à linha férrea da MRS e tem capacidade para movimentar 70 mil TEUs (contêineres de
20 pés) por ano. Além da possibilidade de receber e enviar cargas pelas rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera, o terminal se conecta diretamente a uma ferrovia com uma malha de 150 km até o Porto de Santos e 480 km até os portos do Rio de Janeiro. A operação intermodal pode beneficiar especialmente indústrias ligadas à importação (de insumos) ou exportação (de bens acabados), localizadas em cidades próximas a Jundiaí e Campinas, como Cajamar, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Itupeva, Salto, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itu, Amparo e Itatiba. O TIJU também reduz custos dos clientes com armazenagem de cargas, uma vez que os contêineres podem ficar na área da Contrail, liberando espaço nos estoques das indústrias. Dessa forma, o empreendimento funciona como um “pulmão logístico”, regularizando o fluxo operacional e evitando grandes picos de demandas. Ainda por conta de suas características, o terminal pode beneficiar especialmente empresas do segmento de tecnologia e eletrônicos, que têm fábricas na Zona Franca de Manaus e utilizam o serviço de cabotagem para distribuir seus produtos na Grande São Paulo. Outras indústrias que podem ter ganhos logísticos são as que utilizam insumos importados, aproveitando o fluxo de retorno dos trens do Porto de Santos no sentido do interior. E como este terminal tem um movimento significativo de contêineres, praticamente qualquer tipo de carga pode ser transportado pelos trens: desde commodities agrícolas até produtos com médio e alto valores agregados. A Contrail vai operar toda a gestão do transporte feito por meio do terminal, desde o porto até a porta do cliente. E ao longo do 2018, o Terminal Intermodal de Jundiaí também deve operar com cargas com origem ou destino no Rio de Janeiro, por meio da malha ferroviária da MRS.
Fonte: http://contrail.com.br
 

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